Obrigado por contribuir para melhorar o Fórum D!

Deixe a sua sugestão

IMPRENSA

A importância da Vitamina D (com video)


O reumatologista e um dos promotores do Fórum D, Dr. Pereira da Silva, esteve na Edição da Manhã para falar da importância da vitamina D, quando se sabe que apesar de vivermos num país onde o sol brilha grande parte do ano, muitos portugueses apresentam défice desta vitamina.

As 4 vitaminas recomendadas por um cardiologista (em inglês)


O mundo das vitaminas e suplementos é confuso. Todas apresentam os seus benefícios para a saúde, mas se tudo fosse verdade iria acabar por tomar centenas de suplementos por dia. Como saber quais é que vale a pena ter atenção? Fique a saber!

Vitamina D aumenta esperança de vida


Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

VIDEOS

O Popular Dr. Oz aponta as Vantagens da Vitamina D


O Dr. Oz também conhecido da televisão Portuguesa refere os niveis preocupantes de carência de Vitamina D nos Estados Unidos da América e as vantagens que esta pode trazer.

A Verdadeira História da Vitamina D


Uma reportagem da CBN News sobre os efeitos da Vitamina D e os efeitos benéficos que demonstra ter contras as infecções virais entre outros.

A Vitamina D na Prevenção do Cancro


O Dr. Meschino um dos pioneiros na criação de vídeos educativos sobre medicina na Internet fala sobre a Vitamina D e a sua importância na prevenção do cancro.

Uma extensa compilação de artigos sobre Vitamina D, com link para pubmed ou fontes semelhantes.

Aceda à base científica
Deficiência em Vitamina D associada a disfunção eréctil

Publicado 20 de Julho de 2017

A disfunção eréctil é uma condição muito prevalente, afetando aproximadamente 1 em cada 5 homens adultos e mais de 80% de homens com mais de 75 anos de idade.

A disfunção eréctil pode resultar de causas psicogénicas ou orgânicas, ou da combinação de ambas. Entre as causas orgânicas, a disfunção eréctil vascular é a mais comum, causada frequentemente por aterosclerose e/ou disfunção endotelial.

Níveis baixos de vitamina D têm sido associados a um aumento do risco de doença cardiovascular aterosclerótica, mas a sua relação com disfunção eréctil vascular é ainda desconhecida.

Farag e colaboradores avaliaram a associação entre deficiência de Vitamina D e disfunção eréctil num estudo transversal com 3390 homens adultos, sem doença cardiovascular aterosclerótica, que participaram no National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) 2001-2004.  O doseamento de Vitamina D foi realizado através do método DiaSorin e níveis <20 ng/ml foram considerados como deficitários.

Os autores verificaram que os indivíduos que referiam ter disfunção eréctil apresentavam níveis de Vitamina D significativamente inferiores (22.8 vs 24.3 ng/ml, respectivamente; p < 0.0005). Após análise ajustava a diversas variáveis relacionadas com estilo de vida, comorbilidades e medicação utilizada, doentes com deficiência de Vitamina D tinham maior prevalência de disfunção eréctil quando comparados com indivíduos com níveis de Vitamina D < 30 ng/ml (Ratio de Prevalência = 1.30, 95% CI :1.08-1.57).

Desta forma os autores concluem que a deficiência de Vitamina D pode ser um fator de risco de disfunção eréctil, independente de doença cardiovascular aterosclerótica. Contudo, estudos de intervenção randomizados e controlados são necessários para determinar qual o beneficio da suplementação com Vitamina D no tratamento da disfunção eréctil. 

 

Fontes & Referências:

Vitamin D deficiency is independently associated with greater prevalence of erectile dysfunction: The National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) 2001-2004. Farag YM, Guallar E, Zhao D et al. Atherosclerosis. 2016 Sep;252:61-7. doi: 10.1016/j.atherosclerosis.2016.07.921