Em tempo de confinamento

Escolhas acertadas para obter mais vitamina D

Além da exposição solar e dos suplementos

Em dias de chuva, ou mesmo quando o sol aparece, mas estamos em casa, em confinamento obrigatório, a exposição solar e a suplementação podem não ser suficientes para manter os níveis adequados de Vitamina D. Por isso todas as escolhas e sugestões do dia-a-dia fazem sentido e têm importância reforçada neste contexto.

É certo que a exposição diária e direta da nossa pele às radiações solares constitui a forma mais natural e simples de sintetizar a Vitamina D, mas para contornar a ausência de sol a suplementação, sob orientação médica, é igualmente importante. Em casa as escolhas alimentares também podem ser orientadas para o consumo de alimentos que constituem boas fontes de Vitamina D. No início da lista de sugestões surgem os peixes gordos como o salmão, a cavala ou a truta, seguem-se os ovos, as carnes vermelhas, principalmente miudezas como o fígado, os cogumelos, o camarão, o leite, o queijo e os iogurtes que permitem combinações agradáveis em saladas e com frutas. De resto, podemos ainda estar atentos a alimentos enriquecidos com vitamina D, como alguns cereais que constituem uma boa sugestão para os pequenos almoços, basta consultar as informações nutricionais.

A Visão Saúde disponibiliza um vídeo com 11 dicas sugestivas e necessárias para mantermos os níveis de Vitamina D em tempo de confinamento. Para ver em https://visao.sapo.pt/visaosaude/2021-02-12-as-melhores-formas-de-conseguir-vitamina-d/?fbclid=IwAR1Oos0VbEF-6-ZRykenPzaQ56KofhcuPGjJxYK5XPQjRSuwnTO5gwKmlUE

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