Altas doses de vitamina D melhoram a estrutura e função cardíaca em pessoas com insuficiência cardíaca crónica

Altas doses de vitamina D melhoram a estrutura e função cardíaca em pessoas com insuficiência cardíaca crónica

Uma dose diária de vitamina D3 pode melhorar drasticamente a função cardíaca em pessoas com insuficiência cardíaca crónica, segundo investigadores britânicos.

O estudo VINDICATE, financiado pelo Medical Research Council, envolveu 229 doentes que já estavam a ser tratados por insuficiência cardíaca com tratamentos e medicamentos comprovados. Neste ensaio clínico, os doentes foram seleccionados de forma aleatória para receberem  vitamina D3 (4000UI/Dia), na forma de comprimido mastigável, ou  placebo.

O Dr Klaus Witte, que liderou o projeto de pesquisa de cinco anos na Universidade de Leeds, referiu que as melhorias observadas em doentes a tomar vitamina D eram significativas considerando as conclusões da sua equipa um “avanço significativo”.

Neste ensaio clínico, com duração de um ano, aqueles que tomaram vitamina D apresentaram uma melhoria na função cardíaca superior àqueles em que receberam placebo, de acordo com o Dr. Witte.

A fração de ejeção foi melhorada 26-34% no grupo de doentes a receberem Vitamina D, enquanto os restantes não apresentaram mudanças. De acordo com o Dr Klaus Witte, estes resultados podem significar tomar regularmente vitamina D pode diminuir a necessidade de colocação de dispositivos que corrijam alterações do ritmo cardíaco, como o cardioversor desfibrilador implantável (CDI).

Neste estudo, os investigadores usaram suplementos puros de vitamina D, sem cálcio, dado que foi verificado que o este pode causar mais problemas para os pacientes com insuficiência cardíaca.

De acordo com o Dr Witte “ a questão não é o suplemento, é sobre os níveis de vitamina D que se conseguir atingir. A dificuldade é realmente alcançar esses níveis na sociedade ocidental atual”, referindo que “a reposição de vitamina D através da exposição solar provavelmente produziria os mesmos resultados”

As conclusões deste estudo foram apresentadas no American College of Cardiology, na sua 65ª cimeira realizada em Chicago no dia 4 de abril de 2016.

 

Referências:

Effects of Vitamin D on Cardiac Function in Patients With Chronic HF: The VINDICATE Study.

Witte KK, Byrom R, Gierula J, Paton MF, Jamil HA, Lowry JE, Gillott RG, Barnes SA, Chumun H, Kearney LC, Greenwood JP, Plein S, Law GR, Pavitt S, Barth JH, Cubbon RM, Kearney MT.

J Am Coll Cardiol. 2016 Mar 24

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}