As amígdalas são nódulos linfáticos na parte de trás da boca, no cimo da garganta. Essencialmente, ajudam a filtrar bactérias e outros germes, assim ajudando prevenir infecções.
A amigdalite ocorre quando as próprias amígdalas ficam infectadas e inchadas. A garganta fica inflamada e dorida, o que dificulta a mastigação e a deglutição dos alimentos. A repetição de amigdalites pode justificar à remoção cirúrgica das amígdalas (amigdalectomia).
Agentes infecciosos
A amigdalite é geralmente causada por bactérias. Mais raramente podem dever-se a vírus.
Exposição solar e risco de amigdalite
Não existem estudos sobre os efeitos da exposição solar no risco de amigdalite. No entanto, alguns relatórios mostram que a amigdalite ocorre mais frequentemente no inverno do que noutras estações do ano. Tal situação pode dever-se ao facto de existir menos radiação solar UVB no inverno e, por isso, menores níveis sanguíneos de Vitamina D. Outras doenças infecciosas, como a gripe ou a sepsis, também ocorrem mais frequentemente no inverno.
Vitamina D e amigdalite
Na Nova Zelândia, um grupo de pessoas que submetidas a amigdalectomia por amigdalites recorrentes apresentavam níveis baixos de vitamina D.
A vitamina D reduz os risco e os sintomas de outras doenças infecciosas.
Como é que a Vitamina D funciona neste caso?
A vitamina D pode reduzir o risco de amigdalite por:
– Fortalecer o sistema imunitário ao produzir catelicidina e defensinas, proteínas que apresentam efeitos antibacterianos e antivirais.
– Reduzir a inflamação que se forma como resposta a infecções.
Prevenção
Não existem ensaios clínicos sobre os efeitos da vitamina D na redução do risco de amigdalite.
No entanto, níveis de vitamina D acima dos 40 ng/mL (100 nmol/L) reduzem o risco de infecções respiratórias. É provável que possam também reduzir o risco de amigdalite.
Tratamento
Aumentar os níveis de vitamina D aquando de uma amigdalite pode ajudar a curar a infecção. Doses altas de vitamina D3 (cholecalciferol) podem ser usadas durante um curto período de tempo para aumentar os níveis de vitamina D e catelicidina.