Bem estar mental em adolescentes está associado aos níveis de Vitamina D em estudo alemão

Bem estar mental em adolescentes está associado aos níveis de Vitamina D em estudo alemão

Os autores observaram que havia uma relação positiva entre os níveis de Vitamina D e a qualidade de vida destes adolescentes, quer na sua própria avaliação quer quando avaliada pelos pais.

Diversos estudos têm associado a vitamina D com qualidade de vida em indivíduos adultos portadores de doenças crónicas.

Schäfer e seus colaboradores avaliaram a relação entre os níveis de Vitamina D e o bem estar mental em adolescentes incluídos num estudo nacional alemão, o German Health Interview and Examination Survey for Children and Adolescents.

Neste estudo foram incluídos 5066 adolescentes, com idades compreendidas entre os 11 e 17. A qualidade de vida foi avaliada utilizando questionários de qualidade de vida na criança (KINDL-R) e uma versão adaptada do Questionário de Dificuldades e Pontos Fortes (SQD). Ambos questionários foram preenchidos pelo adolescente e pelos seus pais. Os participantes no estudo foram ainda avaliados quando aos níveis de Vitamina D.

Os autores observaram que havia uma relação positiva entre os níveis de Vitamina D e a qualidade de vida destes adolescentes, quer na sua própria avaliação quer quando avaliada pelos pais. Os níveis de Vitamina D apresentaram ainda uma relação inversa com o score do questionário de dificuldade e pontos fortes, isto é, adolescentes com níveis mais baixos de Vitamina D têm scores neste questionário mais elevados, traduzindo mais dificuldades.

Quando ajustada para a idade, o género, o índice de massa corporal, pressão arterial sistólica, background de migração, nível sócio-económico e tempo de sedentarismo, a 25 (OH)D permaneceu como um preditor independente de melhor qualidade de vida.

Com este estudo de grandes dimensões, os autores concluem que a Vitamina D está associada a melhor qualidade de vida nos adolescentes, podendo ter efeitos benéficos na saúde mental destes.

Referência:

Schäfer TK1, Herrmann-Lingen C1, Meyer T2. Association of circulating 25-hydroxyvitamin D with mental well-being in a population-based, nationally representative sample of German adolescents. Qual Life Res. 2016 Jun 24.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}