A cirrose biliar primária provoca a irritação e inchaço dos canais biliares do fígado. O inchaço bloqueia a passagem da bílis. Esta obstrução degenera as células biliares e culmina com cicatrizações do fígado (cirrose).
Factores de risco
Os factores de risco essenciais para a CBP incluem:
– Tabagismo activo ou passivo
– Infecções frequentes, especialmente no trato urinário
O uso de contraceptivos orais está associado a um menor risco de cirrose biliar primária.
Exposição solar e risco de cirrose biliar primária
Vários estudos de diferentes pontos do globo indicam que a radiação solar UVB pode ter um impacto positivo na redução do risco de cirrose biliar primária:
– No nordeste de Inglaterra, investigadores compararam as pessoas que viviam em zonas rurais com as que vivem em zonas urbanas e industriais. Estas últimas apresentavam uma taxa de cirrose biliar primária quatro vezes superior.
– Um estudo na Suécia indiciou taxas de incidência de cirrose biliar primária mais elevadas na zona nordeste do país, onde existe menos exposição solar.
– Os países mediterrânicos e a Austrália, países com tipicamente muito sol, têm taxas mais baixas de cirrose biliar primária.
– Vários estudos encontram relação entre variantes genéticas que diminuem a eficácia da Vitamina D o risco de cirrose biliar primária.
Vitamina D e cirrose biliar primária
Não existem estudos que provem efeitos directos da vitamina D na cirrose biliar primária. No entanto, a vitamina D pode beneficiar indirectamente.
Prevenção
É possível que a exposição solar ajude a reduzir o risco de cirrose biliar primária, mas é necessária mais investigação nesta área.
Tratamento
Não existe evidência que a vitamina D tenha efeito directo no tratamento da cirrose biliar primária. Poderá, contudo prevenir certas complicações, com destaque para a osteoporose.
Doentes com cirrose biliar primária deverão ter os níveis de vitamina D e cálcio verificados, ponderando-se a introdução de medidas correctivas, se indicado.