Défice de Vitamina D associado a elevado risco de Tuberculose

Défice de Vitamina D associado a elevado risco de Tuberculose

Uma revisão recente demonstrou que níveis de Vitamina D inferiores a 25nmol/L estão associados a um risco elevado de tuberculose.

A tuberculose constitui um importante problema de saúde pública. Tem sido sugerido que diversos fatores associados ao doente aumentam a susceptibilidade e a progressão da tuberculose, podendo estes ser influenciados por fatores ambientais, genéticos e pela interação genes- ambiente.

A vitamina D, com o seu efeito imunomodelador, parece ter um papel fundamental no desenvolvimento de resposta anti-microbiana, levando a uma inibição do crescimento da Mycobacterium tuberculosis e regulando a resposta de protecção do doente.

Nos últimos anos vários estudos têm sido realizados para demonstrar o papel da Vitamina D na tuberculose.

Numa revisão recente, os autores analisam os dados de 15 estudos, englobando 1440 doentes. Os autores concluem que níveis de Vitamina D baixos (<25nmol/L) estão associados a um risco quatro vezes superior de tuberculose.

Fonte: Zeng JWu GYang W, et al. A serum vitamin D level <25nmol/l pose high tuberculosis risk: a meta-analysis. PLoS One. 2015 May 4;10(5):e0126014. doi: 10.1371/journal.pone.0126014

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}