Deficiência de Vitamina D na Europa: Uma pandemia?

Deficiência de Vitamina D na Europa: Uma pandemia?

4 em cada 10 europeus têm deficiência de Vitamina D!

Estudos conduzidos em diversos países da Europa têm identificado uma elevada prevalência de deficiência de Vitamina D, a qual pode estar associada a diversos factores como o género, idade, etnia ou a sazonalidade.

Contudo, os diferentes estudos realizados apresentam uma elevada variabilidade na definição de deficiência de Vitamina D assim como em relação ao método laboratorial utilizado na determinação dos níveis séricos de vitamina D, o que impossibilita conhecer a real prevalência de deficiência de Vitamina D na Europa.

Utilizando o Vitanim D Standardizadtion Program (VDSP), um protocolo desenvolvido pelo NIH que permite estandardizar níveis de Vitamina D previamente doseados por diferentes métodos, Kevin Cashman e seus colaborares estimaram a prevalência de Vitamina D na Europa com base em resultados de 18 estudos, conduzidos em países diferentes.

Os estudos incluídos (n=18) incluíam no total 55 844 indivíduos europeus, abrangendo desde crianças a idosos, incluindo indivíduos de diferentes etnias. Com base neste estudo, os autores concluíram que a prevalência de deficiência de vitamina D (<30 nmol/L) é de 13%, podendo ser superior em determinados grupos (3-71 vezes superior em indivíduos de pele escura). Quando considerada a definição da Sociedade de Endocrinologia (< 50 nmol/L), a prevalência de deficiência de Vitamina D é de 40%.

De acordo com este estudo 4 em cada 10 indivíduos apresenta níveis de Vitamina D (<50nmol/L) justificando a implementação de medidas de saúde pública preventivas da deficiência de Vitamina D e das suas consequências.

Fonte:

Cashman KD et al, Vitamin D deficiency in Europe: pandemic? Am J Clin Nutr. 2016 Feb 10. pii: ajcn120873.   

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}