Deficiência em Vitamina D associada a disfunção eréctil

Deficiência em Vitamina D associada a disfunção eréctil

A disfunção eréctil é uma condição muito prevalente, afetando aproximadamente 1 em cada 5 homens adultos e mais de 80% de homens com mais de 75 anos de idade.

A disfunção eréctil pode resultar de causas psicogénicas ou orgânicas, ou da combinação de ambas. Entre as causas orgânicas, a disfunção eréctil vascular é a mais comum, causada frequentemente por aterosclerose e/ou disfunção endotelial.

Níveis baixos de vitamina D têm sido associados a um aumento do risco de doença cardiovascular aterosclerótica, mas a sua relação com disfunção eréctil vascular é ainda desconhecida.

Farag e colaboradores avaliaram a associação entre deficiência de Vitamina D e disfunção eréctil num estudo transversal com 3390 homens adultos, sem doença cardiovascular aterosclerótica, que participaram no National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) 2001-2004.  O doseamento de Vitamina D foi realizado através do método DiaSorin e níveis <20 ng/ml foram considerados como deficitários.

Os autores verificaram que os indivíduos que referiam ter disfunção eréctil apresentavam níveis de Vitamina D significativamente inferiores (22.8 vs 24.3 ng/ml, respectivamente; p < 0.0005). Após análise ajustava a diversas variáveis relacionadas com estilo de vida, comorbilidades e medicação utilizada, doentes com deficiência de Vitamina D tinham maior prevalência de disfunção eréctil quando comparados com indivíduos com níveis de Vitamina D < 30 ng/ml (Ratio de Prevalência = 1.30, 95% CI :1.08-1.57).

Desta forma os autores concluem que a deficiência de Vitamina D pode ser um fator de risco de disfunção eréctil, independente de doença cardiovascular aterosclerótica. Contudo, estudos de intervenção randomizados e controlados são necessários para determinar qual o beneficio da suplementação com Vitamina D no tratamento da disfunção eréctil.

 

Fontes & Referências:

Vitamin D deficiency is independently associated with greater prevalence of erectile dysfunction: The National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) 2001-2004. Farag YM, Guallar E, Zhao D et al. Atherosclerosis. 2016 Sep;252:61-7. doi: 10.1016/j.atherosclerosis.2016.07.921

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}