A Diabetes tipo 2 é uma desordem metabólica. As pessoas com diabetes tipo 2 tem elevados níveis de glucose no sangue apesar de produzirem insulina: têm resistência à insulina, isto é – ela existe mas não actua normalmente.
Factores de risco
Os factores de risco mais relevantes para diabetes de tipo 2 são:
– Uma dieta forte em carbohidratos simples e carne: os carbohidratos simples (arroz branco, assados) são alimentos que se transformam em açucares rapidamente, o que causa alterações rápidas nos níveis de açúcar no sangue. O consumo excessivo de carne também aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
– Obesidade: esta condição é responsável por mais de metade dos novos casos de diabetes.
– Tabagismo: fumar contribui para um aumento do risco de diabetes tipo 2.
Alguns factores podem diminuir risco de diabetes tipo 2:
– Dieta saudável: alimentos de baixo teor glicémico não contribuem para as rápidas variações de açúcar no sangue e reduzem as hipóteses de desenvolver diabetes tipo 2.
– Exercicio: vários estudos demonstraram que exercício regular pode reduzir ou mesmo eliminar o risco de diabetes tipo 2
Exposição solar e diabetes de tipo 2.
A luz solar é a mais importante fonte de vitamina D para a maioria das pessoas. Um estudo japonês verificou que pacientes do sexo masculino com diabetes de tipo 2 tinham:
– Mais gordura corporal no inverno (quando há menos sol)
– Níveis mais elevados de açúcar no sangue no inverno, quando comparados com o verão (o que pode resultar do aumento da resistência à insulina no inverno)
Vitamina D e diabetes tipo 2
Vários estudos na última década demonstraram que níveis elevados de vitamina D e de cálcio podem reduzir o risco de diabetes tipo 2.
Como é que a Vitamina D funciona neste caso?
A vitamina D poderá contribuir para controlar o diabetes tipo 2, por vários mecanismos:
– regular a produção de insulina através da variação dos níveis de cálcio no sangue.
– afectar directamente o funcionamento do pâncreas (o orgão produtor de insulina)
– afectar os genes associados à regulação da glucose.
– diminuir a resistência à insulina
Prevenção da Diabetes Tipo 2
Vitamin D e cálcio
Um estudo da Universidade de Harvard indicou que a vitamina D e o cálcio operam juntos no sentido de reduzir o risco de diabetes tipo 2. Foi verificado um risco 33% menor de diabetes tipo 2 em pessoas que tomaram mais de 800 UI (20mcg) de vitamina D e 1200 mg de calco por dia, por comparação com aquelas que tomaram doses diárias de 400 UI (10 mcg) de vitamina D e menos de 600 mg de cálcio.
Tratamento da Diabetes tipo 2
Os dados existentes sugerem que as pessoas com diabetes tipo 2 ganharão em aumentar os seus níveis de vitamina D para valores acima dos 40 ng/mL (100 nmol/L). Tal pode melhorar o controlo da diabetes diminuir os riscos de saúde que lhe estão associados, como doença cardiovascular e osteoporose.