Doentes com Lupus e baixos níveis de Vitamina D apresentam maior gravidade da doença

Doentes com Lupus e baixos níveis de Vitamina D apresentam maior gravidade da doença

O Lupus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença crónica, auto-imune que pode causar sintomas muito variados como lesões na pele, artrite, alterações renais, pulmonares, sistema nervoso entre outras.

Diversos estudos têm demonstrado níveis de vitamina D inferiores em doentes com LES em relação a indivíduos saudáveis. Uma possível justificação para esta diferença pode ser o facto de ser recomendado estes doentes não se exporem ao sol pelo risco de agravamento da sua doença. Por outro lado, alguns dos medicamentos utilizados no tratamento do LES, como os glucocorticoides, podem interferir com o metabolismo da vitamina D.

Um estudo realizado por Eloi et al, no Brasil, que incluiu 199 doentes com LES teve como objetivo avaliar a associação entre os níveis de Vitamina D e a atividade/severidade de doentes com LES. Os níveis de 25(OH) Vitamina D foram determinados em todos os doentes e a severidade do Lupus avaliada através do Systemic Lupus Erythematosus Disease Activity Index (SLEDAI).

Os autores verificaram que a deficiência em Vitamina D era muito frequente neste grupo de doentes, atingindo cerca de 71,4% de doentes com níveis abaixo dos 30 ng/mL. Os autores concluíram ainda que os doentes com doença menos severa (SLEDAI 1-5) apresentavam níveis mais elevados de Vitamina D quando comparados com doentes com doença mais severa (SLEDAI>20) (p<0,05).

Os autores concluem assim, que a deficiência de Vitamina D é comum em doentes com LES e pode estar associada a doença mais ativa.

Fonte

25-Hydroxivitamin D Serum Concentration, Not Free and Bioavailable Vitamin D, Is Associated with Disease Activity in Systemic Lupus Erythematosus Patients. Eloi M1 et al. PLoS One. 2017 Jan 13;12(1):e0170323. doi: 10.1371/journal.pone.0170323. eCollection 2017.

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}