Estudo identifica relação entre Vitamina D e Artrite Reumatóide em 15 países

Estudo identifica relação entre Vitamina D e Artrite Reumatóide em 15 países

A Artrite Reumatóide é uma forma muito comum de Artrite, estimando-se que afecte cerca de 30.000 pessoas em Portugal.

Uma análise do estudo COMORA, publicado no International Journal of Rheumatology, descobriu que os níveis de vitamina D estão associados à artrite reumatoide (AR). Este estudo analisou dados de 1.431 pacientes com AR em 15 países. A atividade da doença foi determinada pelo score DAS28, com a maior pontuação a indicar o aumento da gravidade da AR.

Os níveis de vitamina D foram determinados por uma coleta de soro 25 (OH) D na baseline do estudo. Os investigadores definiram a deficiência de vitamina D nos 30 ng/ml.

Em resumo, estas foram algumas das conclusões:

– O nivel médio de vitamina D foi de 27,3 ng/ml, e aproximadamente 55% dos pacientes apresentavam níveis insuficientes.

– Pacientes com insuficiência de vitamina D apresentaram mais comorbilidades e foram significativamente associados com doenças pulmonares e terapia de osteoporose (p = 0,006 e p = 0,04, respectivamente).

– Os níveis de vitamina D foram inversamente correlacionados com a atividade da doença da RA (p <0,001).

Os investigadores referem no abstract do seu estudo que “um status que apresenta baixos níveis de vitamina D é comum na AR em diferentes países e sob diferentes latitudes … Muitos fatores relacionados aos pacientes e sua doença parecem estar associados a baixos níveis de vitamina D.”

 

Fontes:

PubMed

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}