Estudo recente sugere carência de Vitamina D em larga escala na India

Estudo recente sugere carência de Vitamina D em larga escala na India

Este estudo, realizado sob a orientação do Dr. Sanjay Kalra, vice-presidente da Federação de Sociedades de Endocrinologia Asiáticas, teve como objectivo identificar a prevalência de deficiência de vitamina D em profissionais de saúde de meia-idade, aparentemente saudáveis.

O estudo, transversal e multicêntrico, incluiu 2,119 profissionais de saúde (médicos e para-médicos) de 18 cidades indianas. As amostras de sangue foram colhidas entre dezembro de 2010 e março de 2011 e analisadas num laboratório central. Dos indivíduos estudados, 79% apresentavam deficiência de vitamina D, 15% eram insuficientes, e apenas 6% tinham níveis suficientes desta vitamina.

O Dr. Sanjay Kalra deixa ainda um comentário muito interessante: “O subcontinente indiano está localizado entre 8.4° N e 37.6° N de latitude pelo que tem a quantidade de sol adequada o ano inteiro. Apesar disso, todos os estudos demonstraram uma carência generalizada de Vitamina D. Parece uma ironia que exista carência da Vitamina do Sol na terra do Surya Namastar (“saudação ao sol”)! É muito importante que os profissionais de saúde estejam conscientes dos seus níveis de Vitamina D, pois estarão mais propensos a identificar as pessoas com carência de Vitamina D.”

 

Fontes & Referências

https://www.vitamindcouncil.org/vitamin-d-news/large-scale-vitamin-d-deficiency-found-in-india/

http://www.thehealthsite.com/news/majority-of-indian-doctors-are-vitamin-d-deficient-dr-sanjay-kalra-ag0616/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23225296

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}