Estudo revela que doses elevadas de Vitamina D melhoram significativamente o Síndrome do Cólon Irritável (SCI)

Estudo revela que doses elevadas de Vitamina D melhoram significativamente o Síndrome do Cólon Irritável (SCI)

O reconhecimento do papel da vitamina D no sistema imunitário e inflamação, levantou a possibilidade de existir uma relação entre a Vitamina e o SCI.

Um estudo randomizado e controlado descobriu que 50.000 UI de vitamina D3 a cada duas semanas, durante seis meses, melhorou os sintomas do SCI.

O Síndrome do Colon irritável (SCI) é uma doença crónica caracterizada por desconforto abdominal, alterações do trânsito intestinal, frequentemente alternado entre diarreia e obstipação.

Foi realizado um ensaio clínico e randomizado, incluindo 74 indivíduos Iranianos entre os 18 e os 70 anos, no qual, de forma aleatória, os doentes foram seleccionados para receber  50000 UI de vitamina D3 ou placebo, a cada duas semanas, durante um período de seis meses. Os sintomas associados ao SCI foram avaliados no início do estudo e depois mensalmente, utilizando dois índices específicos para o SCI, o IBSSS que avalia a severidade e o SII-QdV que avalia a qualidade de vida destes doentes. ~

Aos seis meses, os investigadores verificaram que:

  • Os níveis de vitamina D aumentaram significativamente desde a baseline no grupo que recebeu suplemento de vitamina D (p <0,001). No início do estudo, a percentagem de doentes que tinham níveis de vitamina D de <20, e mais de 30 ng / ml foi de 65. 9% e 15,9% respectivamente, no grupo da vitamina D. No final do estudo nenhum doente apresentava níveis de Vitamina D <20 e 97,7% tinham atingido níveis >30 ng/ml
  • A severidade dos sintomas, avaliada pelo IBSSS, melhorou tanto no grupo placebo como no grupo de vitamina D, sendo que a variação média na pontuação IBSSS foi superior no grupo a receber vitamina D quando comparado com o grupo placebo
  • Todos os sintomas de SII melhoraram ao fim de seis meses em ambos os grupos. No grupo da vitamina D, todos os sintomas, com excepção da insatisfação com hábitos intestinais, mostraram uma melhoria significativamente maior em relação ao placebo(p <0,05).
  • A SII-QdV também melhorou em ambos os grupos. Mais uma vez, uma melhoria significativamente superior foi observada no grupo da vitamina D, em comparação com o placebo (p <0,001).
  • O grupo da vitamina D apresentou melhorias nos scores médios SII-QdV em disforia, preocupações com saúde, evitar alimentos, reação social, relacionamentos e vida sexual superiores ao grupo placebo (p <0,001).

Os autores deste ensaio concluem que a suplementação com Vitamina D pode melhorar a severidade dos sintomas e a qualidade de vida dos doentes com SCI. Contudo, a pequena dimensão da amostra, assim como o esquema de suplementação de Vitamina D utilizado são algumas das limitações deste estudo. Ensaios clínicos randomizados e controlados de maiores dimensões são necessários para confirmar estes primeiros resultados e justificar a suplementação de Vitamina D como uma estratégia terapêutica nos doentes com SCI.

Fonte & Referência:

Vitamindcouncil.org

Abbasnezhad A, Amani R, Hajiani E & et al. Effect of vitamin D on gastrointestinal symptoms and health-related quality of life in irritable bowel syndrome patients: a randomized double-blind clinical. Neurogastroenterology & Motility, 2016.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}