Exposição solar e produção de Vitamina D adequada: Quanto tempo precisamos?

Exposição solar e produção de Vitamina D adequada: Quanto tempo precisamos?

A exposição solar é a principal fonte de Vitamina D. Contudo, pelo risco de queimadura e neoplasias da pele associados à exposição solar, este tem sido um tópico muito controverso.

Investigadores do Instituto Politécnico de Valência realizaram um estudo com o objetivo de definir o tempo necessário de exposição solar para produção 1000UI de Vitamina D, evitando a ocorrência de queimaduras solares em Espanha.

Os investigadores analisaram a radiação solar ultravioleta (UVER) durante as horas de pico solar, normalmente entre as 12h00 e as 13h30 min. Dado a influência do tipo de pele, apenas indivíduos com pele tipo III (o tipo mais comum em Espanha, que sempre bronzeia e raramente queima), foram incluídos.

De acordo com os investigadores, durante os meses de Primavera e Verão, um indivíduo conseguirá produzir 1000UI de Vitamina D expondo 25% da área corporal durante 10 min.

Este período, aumenta consideravelmente no mês de janeiro, quando com uma exposição corporal de aproximadamente 10%, são necessários em média 130 min (mais de 2h). Este resultado poderá justificar os níveis de insuficiência de Vitamina D encontrada em países de média latitude nos meses de Inverno.

Nos restantes meses do ano, este período pode variar entre 7 min (julho) e 31 min (outubro).

Contudo, é salientado pelos investigadores que estes tempos estimados de exposição solar são afetados por diversos fatores como o tipo de pele, a percentagem de área corporal exposta, pela idade e pela área geográfica, não podendo ser feita uma extrapolação destes resultados para a população geral.

Estes resultados poderão contribuir para uma melhor informação sobre a exposição solar indicada, assim como a implementação de outras medidas no caso de inadequada exposição solar.

 

Fonte:

Serrano MA1, Cañada J2, Moreno JC3, Gurrea G4. Solar ultraviolet doses and vitamin D in a northern mid-latitude. Sci Total Environ. 2017 Jan 1;574:744-750. doi: 10.1016/j.scitotenv.2016.09.102. Epub 2016 Oct 14.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}