Falta de vitamina D na origem da menstruação precoce

Falta de vitamina D na origem da menstruação precoce

Segundo um estudo publicado na passada quarta-feira no ‘The American Journal of Clinical Nutrition’ o baixo nível de vitamina D nas pré-adolescentes pode ser uma das causas da menstruação precoce.

A pesquisa, realizada em Bogotá, pelo professor Eduardo Villamor, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan (EUA), em colaboração com a Universidade Nacional da Colômbia, analisou a evolução de 242 meninas entre os cinco e os 12 anos durante 30 meses. Como resultado da análise, concluiu-se que as meninas que tinham níveis mais baixos de vitamina D, tiveram duas vezes mais a probabilidade de começar a menstruação antes que as que tinham os níveis considerados adequados. Esta conclusão é importante porque, segundo o que o professor Villamor explicou à Agência Efe, a menstruação adiantada é um factor de risco de problemas psicossociais nas adolescentes. Além disso, “as meninas que têm a menstruação precoce têm um risco maior de desenvolver doenças crónicas e algum tipo de cancro, como o de mama, na idade adulta”, referiu Villamor.

FONTE & REFERÊNCIAS

Correio da Manhã

NOTA: Este artigo já não está disponível online.

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}