Epidemiologistas da Universidade da Califórnia, mais especificamente da San Diego School of Medicine, reportaram recentemente que as pessoas que residem em latitudes mais altas, e por isso com menor exposição solar e radiação UVB, têm o dobro do risco de desenvolver Leucemia, quando comparadas com as populações que vivem mais perto do equador.
No seu estudo, estes investigadores analisaram a relação entre a exposição a radiação UVB em cada país, baseando –se nos dados fornecidos por um satélite da National Aeronautics and Space Administration’s (NASA) International Satellite Cloud Climatology Project (ISCCP), e a incidência ajustada de leucemia em 172 países, de acordo com os dados da International Agency for Cancer Research’s (IARC) e Global Cancer (GLOBOCAN). Segundo estes investigadores existe uma relação inversa entre os níveis de radiação UVB e a incidência de leucemia, tendo-se verificado esta associação tanto em homens como em mulheres, mesmo após análise ajustada para expectativa de vida para cada género.
Diversos estudos em animais e em humanos têm demonstrado o papel dos Vitamina D no processo de oncogénese. Também vários estudos epidemiológicos têm demonstrado uma associação inversa entre os níveis de Vitamina D e a incidência de Leucemia.
Dado que a exposição a radiação UVB é fundamental para que o indivíduo produza Vitamina D, os resultados deste estudo reforçam a associação que tem sido estabelecida ao longo dos anos entre Vitamina D e a incidência de leucemia. Contudo, de acordo com os próprios autores, são ainda necessários estudos que comprovem que a associação entre o risco de leucemia e os baixos níveis de Vitamina D é consistente com os dados aqui apresentados da relação do risco de leucemia e o nível de radiação UVB em cada país.
Caso estes resultados se venham a confirmar poderão ter um importante impacto na definição de futuras medidas para prevenção de leucemias.
Fontes & Referências:
Cuomo RE, Garland CF, Gorham ED, Mohr SB.Low Cloud Cover-Adjusted Ultraviolet B Irradiance Is Associated with High Incidence Rates of Leukemia: Study of 172 Countries. PLoS One. 2015 Dec 4;10(12):e0144308. doi: 10.1371/journal.pone.0144308. eCollection 2015.