Meta-análise identifica que a suplementação com Vitamina D tem efeitos positivos no tratamento da Hepatite C crónica

Meta-análise identifica que a suplementação com Vitamina D tem efeitos positivos no tratamento da Hepatite C crónica

Uma recente meta-análise de ensaios clínicos randomizados descobriu que a suplementação com vitamina D teve um impacto positivo na resposta de pacientes com hepatite C crónica ao tratamento antiviral.

A hepatite é uma condição crónica em que o fígado fica fortemente inflamado, inflamação que pode ser devida a abuso de drogas e álcool, mas  que é mais comumente causada pelo vírus da hepatite. Das várias hepatites (A, B, C, D e E) a hepatite C é o vírus mais comum, afetando aproximadamente 170 milhões de indivíduos em todo o mundo. Além disso, é a única das cinco que não tem uma vacina preventiva.

Aproximadamente 80% dos casos de hepatite C progridem para a hepatite C crónica, o que pode levar a cirrose e carcinoma hepatocelular, uma forma comum de cancro do fígado. Nestes casos, os pacientes são geralmente submetidos a um tratamento antiviral para controlar a inflamação grave causada pelo vírus. A eficácia da terapia antiviral é medida por sustained viral response (SVR). Uma SVR maior indica uma melhor resposta ao tratamento.

Esta investigação encontrou associações modestas entre a vitamina D e a hepatite C aguda e crónica. Algumas pesquisas muito limitadas avaliaram o papel da suplementação de vitamina D e SVR em pacientes com Hepatite C crónica, daí a realização de uma meta-análise que estudasse melhor esta relação.

Assim, apesar dos efeitos positivos observados, os investigadores notaram que não foi possível atribuir um valor de eficácia dado a substancial heterogeneidade, pequena dimensão da amostra e fraca qualidade metodológica de alguns dos estudos utilizados.

 

Fontes:

Vitamina D Council

Pubmed

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}