Níveis saudáveis de vitamina D relacionados com menos complicações durante a gravidez

Níveis saudáveis de vitamina D relacionados com menos complicações durante a gravidez

Futuras mães com altos níveis de vitamina D são menos propensas a desenvolver complicações sérias durante a gravidez, indica um novo estudo.

Problemas como a Pre-Eclampsia ou bebé pequeno para idade gestacional (PIG) podem ser evitados tendo níveis elevados de Vitamina D no sangue, de acordo com os investigadores da University College Cork.

O estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, constatou que 17 por cento das mulheres grávidas apresentavam carência de vitamina D entre as quase 1.800 que participaram. Os investigadores afirmam que as suas descobertas tornam ainda mais premente a necessidade de diretrizes nacionais para a ingestão nutricional, incluindo vitamina D bem como especial atenção a populações mais vulneráveis, como as mulheres grávidas.

“Os dados destacam a necessidade de realizar pesquisas de nutrição em populações vulneráveis, a fim de desenvolver recomendações específicas para ingestão de nutrientes em momentos chave da vida”, afirma a Profª Mairead Kiely. “Atualmente, na Irlanda, não existem orientações específicas da gravidez para a ingestão de vitamina D”.

O estudo contou com 1.786 mães que eram seguidas na Maternidade do Hospital da Universidade de Cork e foi projetado para explorar se havia uma ligação entre os níveis de vitamina D no início da gravidez e quaisquer complicações durante a gravidez.

 

Fontes & Referência:

https://www.vitamindcouncil.org/vitamin-d-news/researchers-recommend-vitamin-d-guidelines-in-order-to-decrease-the-risk-of-pregnancy-complications-in-europe/

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27357092

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}