Novo estudo sugere que a luz solar estimula as Células T no combate a infeções

Novo estudo sugere que a luz solar estimula as Células T no combate a infeções

Pela primeira vez, um estudo relatou uma resposta direta por parte de células humanas após exposição à luz solar, para além da síntese de vitamina D e produção de melanina.

A luz solar exerce importantes efeitos biológicos sobre a pele humana. Temos relatado com frequência que a exposição solar desempenha um papel importante na saúde, incluindo o fortalecimento do sistema imunitário. Já existem dados que demonstraram que a vitamina D aumenta a expressão de proteínas antimicrobianas, pelo que uma equipa do Centro Médico da Universidade de Georgetown procurou determinar se existem componentes adicionais à luz solar que podem melhorar o sistema imunitário.

Foram obtidas células T de culturas de células de rato e sangue humano, expostas à luz azul, presente nos raios solares. Foi seguido o “caminho molecular” ativado pela luz, demonstrando que quando expostos a baixos níveis de luz azul (<300 mJ cm-2), as células T tornaram-se mais móveis. Segundo o Prof. Gerard Abhern, esta resposta foi devida à síntese de peróxido de hidrogénio, um composto libertado por glóbulos brancos na presença de infecção. “Todos sabemos que a luz solar fornece vitamina D, que é sugerido ter um impacto sobre a imunidade, entre outras coisas. Mas o que encontrámos é um relação completamente distinta entre a luz solar e imunidade.”

O grupo de investigação pediu mais estudos in vivo para validar estes resultados.

Artigo em actualização.

Fontes & Referências

http://www.nature.com/articles/srep39479

https://medicalxpress.com/news/2016-12-sunlight-benefitit-energizes-infection-cells.html

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27995987

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}