Novo estudo vindo de Marrocos mostra como países com mais exposição solar não apresentam necessariamente níveis mais elevados de Vitamina D.

Novo estudo vindo de Marrocos mostra como países com mais exposição solar não apresentam necessariamente níveis mais elevados de Vitamina D.

A ideia de que em locais com muito sol, os níveis de Vitamina D serão naturalmente elevados e saudáveis é, erradamente, extremamente comum. Tendo em conta tudo o que sabemos sobre a produção de Vitamina D, esta é uma conclusão fácil de entender.

A ideia de que em locais com muito sol os níveis de Vitamina D serão naturalmente elevados e saudáveis é, erradamente, extremamente comum. Tendo em conta tudo o que sabemos sobre a produção de Vitamina D, esta é uma conclusão fácil de entender.

No entanto, já vários estudos demonstraram que existe, por exemplo, uma maior prevalência de carência moderada ou grave nos países do sul da europa que no norte. É importante relembrar que existem vários fatores que influenciam de forma determinante a produção de Vitamina D no corpo humano. Se não os conhece, saiba em detalhe quais são mais tudo o que precisa saber sobre exposição solar aqui.

Um estudo recente, realizado em Marrocos, mostra que de facto não parece existir uma relação entre a quantidade de sol e bons níveis de Vitamina D na população.

Carência moderada de Vitamina D foi considerada para níveis abaixo dos 30 ng/ml e carência grave abaixo dos 10 ng/ml. Todos os participantes foram considerados saudáveis e tinham mais de 50 anos. Os resultados mostraram que, em conjunto, quase 90% dos participantes apresentarem carência de Vitamina D! Carência grave em 4.4% e 8.6% e carência moderada de Vitamina D em 85.2% e 77.4% dos homens e mulheres, respectivamente.

Este estudo vem mostrar como atingir níveis saudáveis de Vitamina D tem de ser um esforço consciente e ativo, dado que apenas viver numa localização com abundância de sol não garante, por si só, produção de Vitamina D.

Se por qualquer motivo não pode ter a exposição solar necessária para a produção de Vitamina D e está interessado em saber tudo sobre suplementação de Vitamina D em Portugal clique aqui.

Fontes & Referências:

Aissam M. et al. Vitamin D status in healthy Moroccan men and women aged 50 years and older: a cross-sectional study. Archives of Osteoporosis, 2016.

https://www.vitamindcouncil.org/blog/nearly-90-of-older-moroccan-men-and-women-have-low-vitamin-d-levels/

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}