Osteoartrose afecta pelo menos 15 por cento dos portugueses

Osteoartrose afecta pelo menos 15 por cento dos portugueses

A osteoartrose a mais comum das doenças reumáticas em Portugal afecta pelo menos 15 milhões de portugueses dois terços dos quais mulheres disse um especialista durante o encontro nacional de clínicos gerais que hoje terminou em Vilamoura Algarve.

Segundo Augusto Faustino, especialista do Instituto Português de Reumatologia, a doença é uma das principais causas das reformas antecipadas no país, afectando 15 a 20 por cento da população. Só o diagnóstico atempado da doença permitirá que a intervenção clínica se faça a tempo de evitar que o mal evolua para as suas piores fases, sublinhou Augusto Faustino, acrescentando que “há factores de risco que é importante identificar para permitir fazer um diagnóstico mais precoce”. A obesidade, a idade avançada, o défice de vitamina D, a imobilidade e alguns condicionamentos genéticos e hormonais são factores que, se conjugados, e particularmente nas mulheres, “podem condicionar o desenvolvimento da osteoartrose”. Como primeiro passo para o combate à doença identificou a redução do excesso de peso, propondo depois tratamentos como a ingestão acrescida de vitamina D. Contudo, observou o mesmo especialista, quando a maioria dos doentes procura o reumatologista, devido à dor e incapacidade provocadas pela osteoartrose, já não é possível fazer prevenção primária nas articulações lesadas. Apesar disso, sustentou que mesmo em fase adiantada da doença é possível fazer intervenções de prevenção primária nas outras articulações e de prevenção secundária nas zonas já lesadas.

 

FONTE & REFERÊNCIAS

Jornal o Público

NOTA: Este artigo já não está disponível online.

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}