A psoríase é um distúrbio da pele bastante comum, caracterizada por zonas de pele vermelha e grossa, com uma espécie de escamas de cor branco-prateado.
Em cerca de 10-30% dos portadores de psoríase surge um reumatismo inflamatório: a artrite psoriática. Os sintomas da artrite psoriásica incluem o inchaço e dor de articulações, de tendões e ligamentos, que podem várias áreas do corpo
Factores de risco
A psoríase é accionada por factores genéticos e ambientais. As pessoas do norte da Europa têm uma maior incidência de psoríase do que as de África ou Ásia, por exemplo. Os factores de risco ambientais incluem:
- Tabagismo
- Traumas ou excesso de stress
- Infecções
- Gravidez
- Abuso de drogas
Exposição solar e risco de psoríase
Não existe evidência sólida que relacione a exposição solar com a psoríase.
Vitamina D e psoríase
Existem estudos que associaram os níveis baixos de vitamina D com um risco aumentado de desenvolver psoríase. A Vitamina D é usada para tratar esta doença.
Como é que a vitamina D funciona neste caso?
A radiação solar ultravioleta e a vitamina D reduzem os sintomas da psoríase. A forma activa da vitamina D, calcitriol, tem vários efeitos benéficos neste contexto:
- Ajusta o crescimento celular e a sua maturação
- Ajuda a regular o sistema imunitário
O calcitriol reduz o numero de células dendríticas) e desvia-as da pele, reduzindo assim a resposta imunitária. Para mais, o calcitriol tópico também ajudar a aumentar o numero de células T reguladores T no tecido linfático.
Prevenção
Não está demonstrado que a vitamina D reduza o risco de psoríase.
Tratamento
A radiação ultravioleta, tal como a exposição solar, é um dos principais métodos de tratamento da psoríase. Este efeito não parece depender da produção de Vitamina D. Contudo, um estudo verificou que o uso de radiação ultravioleta e calcitriol tópico em conjunto era mais eficaz que o uso de cada um em separado.