Suplementação com altas doses de vitamina D em doentes ventilados reduz o tempo de internamento em unidade de cuidados intensivos: resultados de um estudo piloto

Suplementação com altas doses de vitamina D em doentes ventilados reduz o tempo de internamento em unidade de cuidados intensivos: resultados de um estudo piloto

Com o objetivo de avaliar o efeito de suplementação com doses elevadas de Vitamina D em doentes ventilados em UCI, foi realizado um ensaio clinico randomizado e controlado.

Diversos estudos têm demonstrado que doentes internados em Unidades de Cuidados Intensivos apresentam frequentemente níveis de vitamina D considerados deficientes (< 20 ng/mL). A deficiência de vitamina D tem sido associada a períodos de internamento mais longos, maiores taxas de readmissão e um maior risco de sépsis e mortalidade.

Foram incluídos 31 doentes, que de forma aleatória, foram selecionados para receberem 250 000 UI de Vitamina D3 (50 000 UI por dia, durante 5 dias consecutivos), 500 000 UI de Vitamina D3 (100 000 UI por dia, durante 5 dias consecutivos) ou placebo.

Os autores verificaram que 43% dos doentes apresentavam deficiência de vitamina D (<20 ng/mL) à admissão na UCI. A suplementação com altas doses de Vitamina D3 permitiu o aumento significativo dos níveis de Vitamina D ao 7º dia, quando comparados com o placebo. Neste estudo não se verificou uma redução da ocorrência de infeções adquiridas no hospital, redução do tempo de ventilação mecânica, mortalidade hospitalar, mortalidade às 12 semanas ou mortalidade hospitalar. Verificou-se uma redução do período de internamento nos doentes que receberam elevadas doses de Vitamina D quando comparado com os doentes que receberam placebo (25 ± 14 e 18 ± 11 dias versus 36 ± 19 dias, respetivamente; p=0.03)

Estes resultados apontam para um potencial benefício da suplementação com vitamina D em doentes internados em Unidades de Cuidados Intensivos, mas estudos com maiores dimensões e maior duração são necessários.

 

Fonte & Referência:

Han JE1, Jones JL2, Tangpricha V3, Brown MA4, Brown LA5, Hao L2, Hebbar G2, Lee MJ2, Liu S6, Ziegler TR2, Martin GS1. High Dose Vitamin D Administration in Ventilated Intensive Care Unit Patients: A Pilot Double Blind Randomized Control Trial. J Clin Transl Endocrinol. 2016 Jun;4:59-65. Epub 2016 May 5.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}