Suplementação com Vitamina D não demonstrou ser eficaz na prevenção de infeções respiratórias: Estudo D-Health

Suplementação com Vitamina D não demonstrou ser eficaz na prevenção de infeções respiratórias: Estudo D-Health

Além das suas funções a nível do osso e do metabolismo do cálcio, outras funções biológicas como a nível do sistema imunitário têm sido atribuídas à vitamina D. Vários estudos observacionais têm estabelecido a associação entre infeções respiratórias e deficiência de Vitamina D, contudo os resultados da eficácia da suplementação na prevenção dessas infeções têm sido contraditórios. 

O estudo D-Health é um ensaio clinico randomizado e controlado, realizado na Austrália incluindo mais de 20000 indivíduos da comunidade com mais de 65 anos, tinha como objetivo avaliar a eficácia da suplementação com vitamina D (60000 UI/semanas) na incidência e gravidade das infeções respiratórias. 

O estudo demonstrou que a suplementação não reduziu o risco de infeções respiratórias, quer do trato respiratório superior quer inferior. Verificou-se, contudo, uma redução da severidade e da duração dos sintomas nos indivíduos suplementados.

Quando ajustado a diversos fatores, verificou-se que nos indivíduos com idade superior a 70 anos, do género masculino e com níveis estimados de vitamina D à entrada no estudo abaixo dos 50 nmol/L a suplementação poderia ser benéfica. 

Os resultados deste estudo foram apresentados e discutidos na reunião anual do ForumD!

Referência: Pham H, Waterhouse M, Baxter C, et al. The effect of vitamin D supplementation on acute respiratory tract infection in older Australian adults: an analysis of data from the DHealth Trial. Lancet Diabetes Endocrinol. 2021 Feb;9(2):69-81. 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}