Suplementação com Vitamina D não se associa a um aumento de risco de litíase renal: resultados de uma meta-análise

Suplementação com Vitamina D não se associa a um aumento de risco de litíase renal: resultados de uma meta-análise

A segurança sobre a suplementação com Vitamina D tem sido avaliada em diversos estudos e revisões sistemáticas da literatura, com resultados discordantes.

Uma revisão sistemática realizada recentemente por Malihi Z e colaboradores verificou não haver associação entre a suplementação com Vitamina D e o risco de litíase renal.

Os autores realizaram uma revisão sistemática com meta-análise cujo objetivo foi avaliar se a suplementação de vitamina D a longo termo (>24 semanas)  se associava a uma elevação de risco de hipercalcémia, hipercalciúria e litíase renal.

Na revisão sistemática, os autores incluíram ensaios clínicos em humanos que receberam suplementação de Vitamina D por > 24 semanas (ou se dose única, follow-up superior a 24 semanas). Apenas os ensaios nos quais a suplementação concomitante de  cálcio foi feita em ambos os grupos foram incluídos.

Dos 1785 artigos identificados, foram seleccionados para a meta-análise 48 (19833 individuos, 10279 com vitamina D e 9554 com placebo). 37 artigos eram relativos a hipercalcémia, 14 a hipercalciúria e 9 a litíase renal.

 

Vitamina D e Hipercalcémia

A vitamina D associou-se a um risco aumentado de hipercalcémia (RR:1,54; 95%IC: 1,09-2,18; p=0,01) quando comparado com placebo, sendo este efeito independente da suplementação concomitante com cálcio, da dose de Vitamina D ou do nível de Vitamina D no início do estudo.

 

Vitamina D e Hipercalciúria

Catorze ensaios clínicos avaliaram o efeito da suplementação de Vitamina na calciúria, tendo-se verificado um aumento de risco (RR: 1,64, 95% IC: 1,06-2,53; p=0,03). O aumento de risco de hipercalciúria associado a suplementação de Vitamina D foi independente da suplementação concomitante com cálcio, da dose ou duração de Vitamina D ou do nível de Vitamina D no início do estudo.

 

Vitamina D e Litíase Renal

A associação entre a suplementação de Vitamina D e a ocorrência de litíase renal foi avaliada em 9 estudos (n=9619), não se tendo identificado um aumento de risco de litíase renal com a suplementação de Vitamina D (RR: 0,66, 95% IC: 0,41-1,09; p=0,10).

A revisão sistemática agora publicada, não identificou um aumento de risco de litíase renal com a suplementação de Vitamina D. Estes resultados estão em discordância com outros previamente publicados. Uma revisão com meta-análise da Cochrane concluiu que a suplementação com Vitamina D estava associada a uma risco aumentado de hipercalcémia e, quando administrado conjuntamente com cálcio, a um risco elevado de nefrolitíase (“pedra no rim”). Uma outra revisão sistemática conclui que em doentes com neoplasia conclui que a suplementação de vitamina D não se associava a hipercalcémia mas sim a litíase renal.

Esta meta-análise apresenta um reduzido risco de bias, incluindo bias de publicação, tendo-se verificado baixa heterogeneidade entre os estudos. Esta meta-análise considerou apenas a suplementação a longo termo (<24 semanas), pelo que estudos com follow-up mais curtos foram excluídos. Apenas estudos nos quais suplementação concomitante de cálcio foi realizada por ambos os grupos (Vitamina D e placebo) foram incluídos, podendo contribuir para a diferença encontrada face a outras revisões previamente publicadas.

Estes resultados apontam para uma boa tolerância e perfil de segurança associado a suplementação de Vitamina D, contudo ensaios clínicos randomizados e controlados de maiores dimensões são necessários para confirmação destes resultados.

 

Fontes & Referências

Malihi Z, Wu Z, Stewart AW, Lawes CM, Scragg R. Hypercalcemia, hypercalciuria, and kidney stones in long-term studies of vitamin D supplementation: a systematic review and meta-analysis. Am J Clin Nutr. 2016 Sep 7. pii: ajcn13498

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}