Vitamina D associada a menor sensibilização a aeroalergenos e rinite alérgica?

Vitamina D associada a menor sensibilização a aeroalergenos e rinite alérgica?

O papel da Vitamina D na etiologia da doença alérgica tem sido objetivo de vários estudos, permanecendo ainda incerto. Com esta revisão, os autores pretendem avaliar a associação entre os níveis de Vitamina D e a sensibilização aos aeroalergenos assim como à rinite alérgica.

Recorrendo a diversas bases de publicações cientificas, os autores realizaram uma revisão sistemática da literatura com meta-análise, tendo sido incluídos 21 estudos observacionais.

Aryan e colaboradores verificaram que crianças com níveis de 25 (OH)D ≥ 75 nmol/L apresentavam menos risco de sensibilização a alérgenos. Contudo não se verificou qualquer redução de risco de rinite alérgica com a ingestão de vitamina D durante a gravidez ou a suplementação na infância. Nos indivíduos adultos do género masculino verificou-se uma redução de risco de rinite alérgica nos indivíduos com Vitamina D ≥ 75 nmol/L quando comparados com aqueles com níveis inferiores a 50 nmol/L, não se mantendo esta associação nas mulheres.

Os autores concluem assim que níveis mais elevados de vitamina D, em face da idade e do género, podem estar associados a menor risco de sensibilização a aeroalergenos e rinite alérgica.

Fonte:

Vitamin D status, aeroallergen sensitization, and allergic rhinitis: A systematic review and meta-analysis.  Aryan Z1,2,3,4, Rezaei N4,5,6, Camargo CA Jr7. Int Rev Immunol. 2017 Jan 19:1-13. doi: 10.1080/08830185.2016.1272600. 

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}