Vitamina D aumenta esperança de vida

Vitamina D aumenta esperança de vida

Estudo norte-americano relaciona níveis demasiado baixos de vitamina D com o desenvolvimento de certas doenças, como as do foro cardíaco, diabetes e hipertensão.

Pessoas com níveis demasiado baixos de vitamina D correm mais riscos de morrer devido a doenças cardíacas, ou diabetes, conclui um estudo de investigadores da Universidade do Kansas. Após mais de cinco anos a analisar perto de 11 mil pessoas, com idade média de 58 anos, a equipa norte-americana verificou a existência de uma relação entre os níveis de vitamina D e a esperança média de vida.

Assim, no estudo publicado no “American Journal of Cardiology” refere-se que indivíduos com baixos níveis de vitamina D têm mais 164% de probabilidade de morrer devido a hipertensão, doença da artéria coronária, ou diabetes. Além disto, o estudo mostra 61% de aumento da taxa de sobrevivência, entre que têm os níveis mais altos desta vitamina. 2/3 dos europeus tem baixo de nível vitamina D Indo ao encontro de um outro trabalho de investigadores europeus, que estima que 2/3 da população europeia tem níveis insuficientes de vitamina D, os especialistas da universidade de Kansas concluíram ainda que 70% dos participantes no seu estudo tinham níveis de vitamina D mais baixos do que os aconselhados.

Alimentos como peixes gordos e produtos lácteos são ricos em vitamina D, que pode também ser produzida pelo nosso corpo quando exposto ao sol. Esta vitamina é responsável não só pela absorção e fixação do cálcio, mas também pela protecção contra doenças infecciosas, cardiovasculares, diabetes, esclerose múltipla e alguns tipos de cancro.

 

FONTE & REFERÊNCIAS

Semanário Expresso

 

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://forumd.org/forumd/wp-content/uploads/2018/06/Background-2000x800.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 240px;}