A periodontite e a cárie dentária são as principais causas de perda dentária não traumática.
Colocou-se a hipótese de que a Vitamina D, pelo seu papel fundamental na homeostasia do cálcio, e propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, possa prevenir o desenvolvimento da periodontite, cáries e perda dentária.
Martinez-Maestre e colaboradores, em 2010, concluíram que a osteoporose sistémica se encontra relacionada com a osteoporose mandibular e com perda dentária aumentada. Há evidência sugestiva de uma relação entre osteoporose e periodontite. Genco e colaboradores em 2013, comprovam que a osteoporose aumenta o risco de perda de implantes dentários. Justifica-se, assim, que no âmbito do estado periodontal e peri-implantar do doente, se deva ter conhecimento da saúde sistémica óssea.
Recentemente, uma revisão sistemática (M. Peric e col. 2018), explorou a relação entre os níveis de Vitamina D e doença periodontal. Foram incluídos 7 estudos: 4 caso-controlo que demonstraram haver influência da Vitamina D e dos seus metabolitos no estado periodontal; 1 ensaio clínico não controlado, que parece corroborar o papel anti-inflamatório da Vitamina D; 2 estudos transversais que não comprovam relação entre Vitamina D e condição periodontal. A literatura sobre este assunto é escassa e controversa, apesar de haver alguma evidência que suporta o papel “perio-protetor” da Vitamina D.
“A suplementação com Vitamina D pode diminuir o risco de cárie em crianças”
O efeito da Vitamina D na cárie dentária da criança está bem documentado. Uma meta-análise (Hujoel e col. 2013), concluiu que a suplementação com Vitamina D pode diminuir o risco de cárie em crianças. No adulto a evidência é escassa.
Existe uma base biológica que sustenta a hipótese da deficiência nos níveis de Vitamina D poder afetar de forma adversa a saúde periodontal e funções orais. Há necessidade de mais estudos randomizados e controlados, nomeadamente sobre o impacto da exposição solar na manutenção das funções orais e dos potenciais benefícios da suplementação na saúde periodontal.
(Conferência proferida por Dra. Daniela Santos Silva, no âmbito da 4ª edição do Fórum D – ver na integra)