“Pacientes com níveis suficientes de ‘vitamina do sol’ têm níveis mais elevados de linfócitos que aumentam a imunidade no sangue.”
Um estudo recente, da Escola de Medicina de Boston, acaba de confirmar que a vitamina D pode reduzir a gravidade dos resultados clínicos adversos em pacientes com Covid-19.
O estudo que permitiu chegar a estas conclusões incluiu 235 pacientes hospitalizados com coronavírus.
“Este estudo fornece evidências diretas de que a suficiência de vitamina D pode reduzir as complicações e, em última instância, a morte da Covid-19”, disse o autor Michael F. Holick, professor de medicina, fisiologia e biofísica e medicina molecular.
O relatório publicado revelou que os pacientes da Covid-19 com níveis suficientes de vitamina D tinham um risco reduzido de resultados clínicos adversos, incluindo ficar inconsciente e hipoxia (quando o corpo está faminto por oxigênio).
A equipe de pesquisa também descobriu que os pacientes com vitamina D suficiente tinham níveis mais baixos de um marcador inflamatório (proteína C reativa) no sangue e níveis mais altos de linfócitos, um tipo de célula imunológica que ajuda a combater infeções.
G.C
Saiba mais em